Desenvolvido pela arquiteta Ivone Macedo Arantes, o Crematório Vila Alpina iniciou suas atividades em 1974. O crematório Jayme Augusto Lopes, popularmente conhecido como Crematório Vila Alpina, está localizado no Jardim Avelino, na zona leste da cidade de São Paulo. Ele foi o primeiro crematório do Brasil e da América Latina, sendo que até hoje é considerado um dos maiores crematórios do mundo.
Todos os detalhes do Crematório Vila Alpina foram planejados cuidadosamente para acolher da melhor forma possível os familiares das pessoas que ali são cremadas. Por isso mesmo, o paisagismo e a arquitetura do local são belíssimos!
O local possui um espaço de cerimônias, uma capela, um teatro, além de um parque arborizado, que deixa o crematório muito mais agradável e bonito. O Vila Alpina é considerado uma referência de arquitetura moderna brasileira, tornando-se esse crematório um dos mais agradáveis e procurados na cidade paulistana.
A estrutura do crematório Vila Alpina
O crematório Vila Alpina oferece um espaço realmente muito especial aos familiares e amigos das pessoas que ali são cremadas. O local foi projetado para oferecer homenagens tranquilas e não traumáticas aos que escolhem esse local para se despedir de seus entes queridos.
As arquibancadas da sala ecumênica são dispostas de forma circular em torno do espaço do espaço onde o corpo ficará no momento da cremação. Primeiramente, ele é disposto no ascensor, que fica no pavimento inferior, depois, ele é elevado para a sala de cerimônia, que representa a elevação da alma ao céu.
Em média, a cerimônia dura cerca de 15 minutos. Durante este período, são permitidas exibições de áudio e vídeo, como também, o compartilhamento de imagens em tempo real da pessoa falecida.
Após a conclusão da cerimônia de despedida, o corpo é novamente levado para a parte inferior do edifício, onde ficam os equipamentos que são utilizados no processo de cremação.
Neste momento, a homenagem é finalizada e é chegada a hora de descansar, sendo que os participantes podem relaxar junto à natureza, nas próprias dependências do Crematório Vila Alpina.
O corpo então é levado para uma câmara fria, onde deve permanecer pelo período que varia entre 24 e 84 horas para a cremação. Esse período de espera é uma questão legal e sempre deve ser respeitado.
São realizadas cerca de 25 cremações diárias no Crematório Vila Alpina, com exceção do período de pandemia do novo Cornavírus (Covid-19), que fez os números aumentarem significativamente.
As cinzas dos entes querido falecidos podem ser retiradas dez dias após a cremação.
Os serviços oferecidos
Além de possuir uma estrutura de alto nível e uma bela arquitetura, o crematório Vila Alpina oferece ainda serviços de alta qualidade. Além de ser tradicional, ele é considerado um verdadeiro ícone da cidade de São Paulo.
O local oferece serviços que transformam todas as homenagens de despedidas em momentos únicos e inesquecíveis para as pessoas que ali estiverem presentes.
Entre os serviços oferecidos no crematório Vila Alpina, estão: uma cerimônia de 15 minutos, apresentações de coral, orações e músicas, que podem ser escolhidas especialmente para a cerimônia e a administração dos serviços.
A popularidade da cremação
A maioria dos cemitérios públicos do Brasil tem enfrentado, nos últimos anos, o problema da superlotação. Durante este momento tão doloroso, que é perder alguém que se ama, é complicado se deparar com a dificuldade de encontrar um local para realizar o sepultamento, mesmo sendo um direito de todos.
Tendo em vista o custo dos jazigos em cemitérios particulares, nem sempre as pessoas possuem condições para arcar com as despesas desses locais. Portanto, a cremação parece ser a solução mais viável para tempos de superlotações. É possível que, no futuro, existam condições mais baratas de cremações por conta dos espaços físicos que estão cada vez mais escassos.
Em sua edificação, o Crematório Vila Alpina apresenta um sensibilidade rara comparado a outros locais que prestam o mesmo tipo de serviço. O espaço não é apenas referência na despedida de pessoas queridas, mas também fora projetado para que as pessoas possam refletir e passar de forma mais amena por esse momento de dor e sofrimento.
O objetivo é fazer com a despedida seja o mais leve possível. Afinal, é preciso ter sensibilidade e empatia com aqueles que perdem um ente querido. Pois só quem perde alguém sabe o quanto é difícil esse momento, então, o Crematório Vila Alpina sempre buscar proporcionar uma homenagem linda e especial aos seus clientes.