A expressão mais comum que houve quando alguém querido morre é: “meus pêsames”. Mas, a maioria das pessoas não sabem ao certo o que significa ou de onde surgiu essa expressão tão falada.
A palavra pêsames é plural de pêsame e é originaria da forma verbal “pesar”, que é usada acompanhada pelo pronome pessoal “me” (“pesa-me”), que expressa um sentimento de compaixão por aqueles que perdem um ente querido.
Portanto, a palavra pêsames que dizer, causa-me desgosto vê-lo sofrer. A língua portuguesa adquiriu a pêsame do espanhol. Quando alguém usa o termo meus pêsames em velórios, significa que a pessoa está expressando sentimentos de amparo àqueles que perderam alguém.
Normalmente, a expressão meus pêsames é proferida a viúvos, viúvas, pais e filhos das pessoas falecidas, além de parentes próximos ou amigos íntimos. O termo “meus pêsames” é muito comum, mas ele pode ser substituído por lamento sua perda, pois, tem o mesmo sentido.
Meus pêsames e minhas condolências
A palavra condolências é considerada um sinônimo de pêsames, mas a expressão minhas condolências pode ser usada em varias situações em que se queira manifestar solidariedade.
A palavra condolências pode ser usada em qualquer situação adversa, tais como, perda de emprego, descoberta de doença, falência e etc. já a expressão meus pêsames são usadas apenas em situação de falecimentos.
Muitos consideram que esse tipo de comentário não ajuda a amenizar a dor daqueles que perderam alguém querido. Mas, na verdade falar a expressão meus pêsames, serve muito mais para dizer quanto os que ficam estão presentes no momento de despedida.
Em inglês, o termo pêsames pode ser traduzido como condolences, ou condolências. Portanto, não há diferenciação feita pela língua portuguesa.
A manifestação de pesar é algo comum a todas as pessoas, pois, todos estamos sujeitos a perder alguém que amamos e em algum momento isso ocorrerá.
Manifestar os pêsames por alguém que não temos intimidade é uma forma de dar forças para aqueles que ficam e uma maneira de mostrar solidariedade.
Quais sentimentos o termo “meus pêsames” quer expressar?
De acordo com a língua portuguesa, pêsames é um substantivo masculino plural usado para expressar um sentimento de pesar, compaixão e dor em relação a morte de outra pessoa.
Expressar os pêsames a uma pessoa que perdeu alguém é uma maneira de manifestar pesar e compaixão, demonstrando solidariedade a dor sentida pela pessoa por conta de sua perda.
Expressar meus pêsames a uma pessoa é uma forma de manifestar empatia a dor do outro, é demonstrar carinho. As vezes é preferível um abraço sincero do que palavras, mas isso depende do grau de intimidade entre as pessoas.
É comum não saber o que falar em momentos de grande tristeza, principalmente quando se trata de alguém que gostamos muito. Certas expressões servem como jargões para estes momentos.
Mas, isso não quer dizer que a expressão “meus pêsames” não tenha sentimentos. As vezes é a única coisa a ser dita para manifestar aquilo que sentimos e é a forma de dizer que estamos nos preocupando uns com os outros.
Mais importante do que falar, é agir, pequenos gesto de carinho como um afago ou um abraço são grandes aliados nesses momentos difíceis. Mas, algumas pessoas sentem a necessidade de se expressar com palavras que servem de inspiração para amigos e familiares.
Tenha bom senso na hora de demonstrar o seu pesar
Nesses casos, é importante ter discernimento dos sentimentos alheios para dosar bem as palavras e os pesares para que eles sirvam como consolo para os que ficam e não os entristeça ainda mais.
Às vezes é melhor adotar apenas o termo “meus pêsames” não dizer nada além disso em vez de dizer coisas que possam deixar a pessoa em luto ainda mais triste ou até mesmo ofendida.
Vale sempre lembrar que o luto é um processo difícil de ser vivenciado, que deixam as pessoas próximas do falecido muito sensíveis e tristes, por isso, dificilmente alguém fala além da expressão meus pêsames em velórios, justamente para não cometer erros.
Enfim, dizer “meus pêsames” é um ato de carinho e empatia para com as pessoas em estado de luto, sendo que o significado dessa expressão, nada mais é, como dito anteriormente, o mesmo que dizer “sinto muito, estou aqui para ajudar no que for possível”.