Blog

Você sabe o que é um catafalco? Descubra agora mesmo!

Os enterros e sepultamentos envolvem uma série de decisões que devem ser tomadas. Durante este processo, muitas vezes nos deparamos com situações que desconhecemos alguns termos. Muitas vezes, deparamo-nos com palavras que até mesmo desconhecemos. Como é o caso da palavra catafalco!

Então, agora fica a pergunta: você sabe já ouviu falar dessa palavra? Sabe  que ela significa? Se não sabe, fique com a gente, porque no texto de hoje vamos falar tudo sobre esse assunto. Confira!

O que é necessariamente um catafalco?

O catafalco é uma plataforma ou caixa decorativa, que geralmente é usada como suporte dos caixões durante os funerais. Eles são utilizados para homenagear a memória dos falecidos.

Normalmente, os catafalcos são feitos de matérias muito fáceis de se encontrar, ou seja, com materiais de baixo custo. Inclusive, em alguns casos, essa plataforma pode ser feita com gesso, por exemplo. Eles são cobertos com panos e telas, geralmente.

Entretanto, antigamente, no caso de pessoas importantes e famosas, essas plataformas podiam ser feitas de materiais muito caros, como, por exemplo, prata e ouro, podendo conter até mesmo pedras preciosas como decoração.

A palavra catafalco tem origem romana e é oriunda do grego, sendo que significa falsa tumba. No passado, os catafalcos eram colocados dentro dos templos para realizar os rituais fúnebres. Contudo, nessa época eles eram usados apenas por pessoas famosas, como dissemos.

Com o passar do tempo, os catafalcos ganharam uma aparência mais artística e luxuosa. Essa mudança ocorreu, principalmente, depois da morte do Imperador Carlos V, que era um nobre inglês muito importante em sua época.

Os Catafalcos Famosos

Não são apenas os religiosos que são levados em procissão até o local de sepultura, onde ficam os catafalcos. Grandes personalidades também são levadas em procissão quando morrem e também são colocados em catafalcos.

Sendo assim, vamos falar de alguns catafalcos famosos que até hoje servem de morada para os túmulos de grandes personalidades da história da humanidade.

Veja a seguir:

Abraham Lincoln

Considerado um dos presidentes mais populares dos estados Unidos, Abraham Lincoln tem seu catafalco exposto na Rotunda do Capitólio desde 1865.

A estrutura desse catafalco vem sendo reparada sempre que necessário, mas segue em estado original. A intenção é fazer com que ele permaneça exatamente igual quando foi construído. Isso porque esse catafalco faz parte da história do país e chama à atenção de turistas e curiosos.

Este catafalco foi utilizado para Antonin Scalia, Oficial de Justiça da Suprema Corte americana, em 2016, tornando-o mais famoso ainda.

Voltaire

Voltaire foi um grande escritor e filósofo francês. Seu nome verdadeiro era François-Marie Arouet, contudo, esse artista ficou mais conhecido como Voltaire.

Voltaire morreu em 1778 e, cerca de treze anos após sua morte, os seus restos mortais foram transferidos para um catafalco em Paris.

O catafalco do artista está em um edifício dedicado aos maiores nomes da história francesa. Nele, encontra-se a seguinte frase: “Poeta, filósofo, historiador, que deu um grande passo à frente no espírito humano. Preparou-nos para nos tornarmos livres”.

O local ainda é muito visitado por turistas do mundo inteiro.

Os catafalcos papais

Esses catafalcos geralmente são acompanhados por grandes procissões. O catafalco do Papa Sisto V, por exemplo, fora carregado pelos domésticos dos cardeais, em 1590. Esse cortejo foi decorado com panos dourados e seguido por alunos de colégios e faculdades, órfãos, mendicantes, confrarias e ordens religiosas.

Outro grande exemplo, é quando um milhão de pessoas visitaram o catafalco do Papa João XXIII, em 1963. Esse catafalco foi levado em procissão para a Basílica de São Pedro, em Roma.

Os papas sempre são acompanhados por enormes procissões quando morrem. Geralmente, os seus caixões ostentam luxo e riqueza e costumam ser adornados por detalhes em ouro.

Os catafalcos dessas figuras religiosas não seriam diferentes e também são cuidadosamente montados e decorados com muito capricho nos detalhes.

Catafalco – Sé de Luanda

Muitos catafalcos foram erguidos em Portugal e nas suas colônias no decorrer de sua história, contudo, restaram poucos deles atualmente.

Um dos que merecem atenção que, apesar de ser português, não está em Portugal, é catafalco desenhado pelo sobrinho de Santos Pacheco para catedral da Sé, da cidade de São Paulo, em 1751.

Esse catafalco é conhecido como catafalco da Sé de Luanda, sendo que possui uma configuração baseada no desenho de altar elaborado por G. M. Oppenord (Paris,1672-1742), que foi publicado no livro D’Autels et Tombeaux.

O catafalco da Sé de Luanda possui um pequena coroa real fechada, que fica sobre volutas, junto com dois anjos fronteiros, além de ser sustentado por oito colunas coríntias de fustes lisos com o terço inferior.

Conhece outros catafalcos famosos? Então, conte para nós nos comentários!

Gostou do conteúdo? Compartilhe

×